Segundo um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), as queixas desses sintomas na perna sobem de 20% a 30% durante o verão.
Isso ocorre porque, no verão, há uma vasodilatação maior por conta do calor de nossos vasos e vias.
As varizes se acentuam nas épocas mais quentes do ano, pois as altas temperaturas provocam uma grande expansão nos vasos sanguíneos, dificultando a passagem de sangue entre nossas veias, causando problemas circulatórios, formigamento, desconforto, ardência, câimbras, coceiras e descoloração no lugar afetado.
Hábitos saudáveis ajuda a prevenir e cuidar da doença!
O jeito como levamos nosso estilo de vida influencia muito em nossa saúde, hábitos como:
• Se hidratar
• Praticar exercícios e alongamentos diariamente
• Evitar saltos e sapatos apertados
• Não fumar
• Boa alimentação
Além de ser uma preocupação estética, as varizes podem causar graves problemas de saúde, como a flebite, uma inflamação que se não for tratada, leva à trombose, a formação de um trombo ou coágulo no interior de um vaso sanguíneo em partes inferiores do corpo.
Como lidar com varizes nessa época?
Em relação à exposição solar, ela não agrava o aspecto estético das varizes.
O sol agrava os sintomas devido à vasodilatação, a exposição solar aumenta as chances de formar cicatrizes hipercrômicas.
Tratamento
É importante ressaltar que é possível tratar as varizes em qualquer época do ano. Mas, quando estamos falando do verão, é de responsabilidade do paciente seguir à risca as orientações do angiologista.
O tratamento pode ser efetuado por cirurgia ou pelo método da escleroterapia (queima dos vasinhos das varizes), já que a doença não tem cura.
A drenagem e massagem, também são recomendadas, pois aumentam a circulação sanguínea.
Nos acompanhe no nosso Instagram
Confira nossos conteúdos no YouTube