A trombose é uma doença caracterizada pela formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo, conhecido como trombo. Quando o bloqueio do fluxo de sangue ocorre nas artérias, é conhecida como trombose arterial, e nas veias, é chamada de trombose venosa, sendo que neste último caso, o coágulo pode migrar para os pulmões e levar à embolia pulmonar.
Para que você possa conhecer um pouco mais sobre essa doença que é tão silenciosa e pode, inclusive, levar à morte, preparamos alguns mitos e verdades que podem ajudá-lo a identificar os sinais da trombose.
Conforme a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), no Brasil, existe uma incidência de um a dois casos de trombose a cada mil habitantes ao ano, podendo atingir o número de até 400 mil casos anuais.
Mitos e Verdades:
Trombose só atinge as pernas!
Mito. Quando se fala em trombose, falamos da formação de coágulos nos vasos. Sendo assim, ela pode afetar qualquer região, pois existem vasos em praticamente todo o corpo.
Os sintomas são os mesmos para todas as pessoas!
Mito. Os sintomas da trombose podem variar bastante, dependendo da sua extensão e do vaso acometido, tanto na própria pessoa como de indivíduo para indivíduo.
A trombose não apresenta sintomas:
Mito. A trombose venosa profunda (TVP) apresenta alguns sintomas que podem ser detectados conforme a profundidade do coágulo. Alguns deles são o inchaço, dor, calor e vermelhidão.
Varizes podem levar ao surgimento de trombose:
Verdade. Em alguns casos, as varizes podem favorecer o surgimento de coágulos devido à má circulação. Isso porque, as varizes são veias dilatadas e tortuosas que estão geralmente localizadas na região das pernas.
Fumar colabora para o desenvolvimento do quadro?
Verdade. O cigarro, tanto provoca uma facilidade de o sangue coagular no território venoso como no arterial.
Uma boa alimentação pode evitar o aparecimento de trombose?
Verdade. A alimentação saudável, assim como a atividade física regular, previne doenças vasculares que podem ser uma das causas da trombose arterial e venosa.
Bebida alcoólica colabora para o desenvolvimento do quadro?
Verdade. Especificamente para trombose, o álcool não aumenta o seu risco diretamente. Porém, o uso em excesso leva à desidratação, aumentando as chances de desenvolvimento.
Anticoncepcional é uma das principais causas:
Mito. Embora muitas pessoas acreditem haver uma forte relação entre o uso dos anticoncepcionais e o surgimento da trombose, essa verdade não se aplica a todos os medicamentos. Existem, sim, algumas poucas pílulas com alta dose de estrógeno, que interferem no equilíbrio da coagulação, favorecendo a formação de trombose.
Manter sua saúde vascular em dia não é só estética, é saúde. Faça seu check-up vascular anualmente e trate suas varizes.
Quer ler mais artigos relacionados? Clique aqui.
Nos acompanhe no instagram, clicando aqui.
Veja mais conteúdo no YouTube, clicando aqui.