Sintomas da trombose venosa

Trombose venosa profunda é uma doença grave que pode trazer complicações a curto ou longo prazo. Alguns sintomas incluem edema, dor, calor, vermelhidão e rigidez da musculatura na região em que se formou o trombo.

O que é?

A Trombose Venosa Profunda (TVP), condição conhecida popularmente apenas por trombose, é a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias localizadas na parte inferior do corpo, geralmente nas pernas.

Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região.

O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia, que pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves.

Causa

Existem alguns fatores, considerados de risco para a ocorrência de trombose, tais como:

• Pílula de anticoncepcional;
  • Histórico familiar;
  • Obesidade;
  • Gravidez e parto;
  • Lesões ou cirurgias nas pernas, ou nos pés;
  • Machucados;
  • Uso de medicamentos que interferem na coagulação;
  • Período de descanso muito prolongado, seja deitado ou sentado;
  • Idade (pessoas com mais de 60 anos têm mais chances de desenvolver a doença).

A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como:

• Dor no local;
  • Inchaço de somente uma das pernas, por vezes mais de 3 cm;
  • Vermelhidão da perna afetada;
  • Veias saltadas na perna;
  • Aumento da temperatura local;
  • Dor ao toque;
  • Enrijecimento da pele.

Diagnóstico

O diagnóstico é estabelecido com base nos sintomas e nos fatores de risco e confirmado por exames de laboratório e de imagem, como a ressonância magnética, a flebografia e o ecodoppler colorido.

Importante frisar que, quanto mais for precocemente feito e, mais cedo introduzido o tratamento, maior a possibilidade de reverter o quadro e evitar complicações e sequelas.

Prevenção

Pessoas com predisposição a desenvolver trombos precisam movimentar-se tão logo seja possível nas viagens que pressupõem longos períodos de imobilização, após cirurgias e quando tiverem necessidade de permanecer em repouso por muito tempo.

• Mantenha o peso nos limites saudáveis
  • Não fume
  • Restrinja o consumo de bebidas alcoólicas
  • Pratique exercícios físicos.

Tratamento

Existem medicamentos para reduzir a viscosidade do sangue e dissolver o coágulo (anticoagulantes) que ajudam a diminuir o risco, a evitar a ocorrência de novos episódios e o aparecimento de sequelas, mas que só devem ser usados mediante prescrição médica após criteriosa avaliação.

A Clínica Veins conta com um dos melhores Angiologistas do Rio de Janeiro, realizando atendimentos particulares e convênios. Clique aqui para saber mais.