A má circulação do sangue pode trazer uma série de problemas para a nossa saúde. No entanto, existem alguns alimentos que ajudam na circulação e hoje falaremos mais sobre isso!
O sangue circula pelo corpo transportando oxigênio e nutrientes para os órgãos e tecidos.
A má circulação pode provocar fadiga, câimbras, colesterol alto, varizes e até mesmo celulite. A boa alimentação, quando combinada com outros hábitos saudáveis, pode aprimorá-la.
Por que a má circulação ocorre?
A má circulação sanguínea é um problema relativamente comum provocado por uma série de fatores.
O primeiro deles é o excesso de peso e o sedentarismo, que prejudicam principalmente o retorno do sangue pelas veias para o coração, provocando inchaço e cansaço nas pernas.
Ficar muito tempo em pé, sentado ou com as pernas cruzadas, sem caminhar, também dificulta o retorno do sangue ao coração e pode prejudicar a circulação.
Alimentos que ajudam a melhorar a circulação sanguínea
• Beterraba: A beterraba é uma raiz vegetal rica em nitrato, que o corpo pode converter em óxido nítrico. O óxido nítrico ajuda a liberar naturalmente os vasos sanguíneos e a melhorar o fluxo sanguíneo para os tecidos e órgãos.
• Cebola: A cebola é uma excelente fonte de antioxidantes flavonoides, que beneficiam a saúde do coração e melhoram a circulação, ajudando as artérias e veias a dilatarem quando o fluxo sanguíneo aumenta.
• Alimentos ricos em vitamina C: A laranja, o limão e o morango são alimentos ricos em vitamina C que ajudam a fortalecer e a relaxar os vasos sanguíneos, já que a vitamina C exerce poderoso efeito antioxidante e anti-inflamatório no organismo.
• Cúrcuma: Alguns estudos indicam que o consumo de cúrcuma melhora a resistência dos vasos sanguíneos, pois possui como princípio ativo a curcumina, um potente antioxidante que evita e diminui o dano causado pelos radicais livres às células.
• Uvas e vinho tinto: O consumo regular de uvas escuras e de vinho tinto poderia prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, pois contém polifenóis, resveratrol, taninos e antocianinas, que evitam a formação das placas nas artérias e ajudam a diminuir o colesterol LDL.
• Frutas cítricas e vermelhas: as frutas cítricas, vermelhas e silvestres contêm vitamina C e flavonoides, que fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos e reduzem a fragilidade e o extravasamento de sangue nos vasos. Morangos, mirtilos, amoras e framboesas são boas opções.
• Espinafre: Rico em nitrato, um composto que ajuda a criar mais espaço para a passagem do sangue nos vasos sanguíneos. Uma dieta rica nesse alimento também ajuda a manter as artérias flexíveis e a reduzir a pressão arterial.
Para melhorar a circulação sanguínea e a saúde do coração, é importante privilegiar o consumo de frutas, verduras, cereais, grãos e carnes magras. Fibras, proteínas, carboidratos, gorduras saudáveis e vitaminas devem fazer parte de uma dieta balanceada.
Em contrapartida, gorduras trans e açúcares prejudicam a saúde do coração.
Quer saber mais sobre varizes? Clique aqui