Trombose: causas, sintomas e tratamento

O que é a trombose:
A trombose é a formação de coágulos no interior de veias ou artérias, que acabam impedindo a circulação total ou parcial do sangue, resultando em sintomas como dor e inchaço no local afetado.

A depender do local afetado e da extensão do quadro, os sintomas da trombose variam. Eles envolvem inchaço, vermelhidão, limitações de movimento, dor, etc. Às vezes, um desses coágulos se desprende e viaja pelo corpo, podendo causar tromboembolismo pulmonar ou um AVC.

Tipos de trombose
Existem diferentes tipos de trombose, segundo a área do corpo onde a trombose está localizada.

Essa é uma condição que acomete mulheres com mais frequência, sendo que homens também podem apresentá-la.

Trombose Venosa Profunda: é o tipo mais corriqueiro, afetando uma ou mais veias localizadas na parte inferior do corpo, como as coxas e panturrilhas.

Trombose Arterial: é o tipo de coágulo que se forma nas artérias presentes no organismo, como a aorta.

Trombose Pulmonar: acontece quando o coágulo se desloca do local onde se originou, como as pernas, por exemplo, e se transporta pelo corpo do indivíduo até chegar ao pulmão. Uma vez que o coágulo se instala no pulmão, o paciente pode acabar com uma condição chamada de embolia pulmonar.

Trombose Cerebral: A trombose cerebral ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma nos seios venosos ou arteriais do cérebro. Como resultado, as células do sangue podem se romper e vazar sangue para os tecidos do cérebro, formando uma hemorragia ou um inchaço cerebral grave.

A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como:

• Dor;
• Inchaço;
• Aumento da temperatura nas pernas;
• Coloração vermelho-escura ou arroxeada;
• Endurecimento da pele.

• Imobilidade provocada por prolongadas internações hospitalares;
• Síndrome da classe econômica: dificuldade de movimentação durante viagens longas em aviões e ônibus;
• Terapia de reposição hormonal;
• Uso de anticoncepcionais;
• Varizes;
• Cirurgias;
• Cigarro.
• Diminuição dos movimentos do membro afetado;
• Dificuldade para andar;
• Dor intensa no peito;
• Dor nas costas;
• Dor que irradia para o braço, ombros ou rosto;
• Falta de ar;
• Tosse;
• Cansaço excessivo;
• Febre;
• Batimentos cardíacos acelerados;
• Formigamento, fraqueza ou paralisia num lado do corpo;
• Boca torta;
• Dificuldade para falar;
• Alterações na visão;
• Sensação de desmaio;
• Confusão mental.

Na presença dos sintomas que indiquem trombose, deve-se procurar imediatamente o serviço de urgência médica, para que o médico faça avaliação clínica e, iniciar o tratamento mais adequado o mais rápido possível para evitar complicações da trombose que podem colocar a vida em risco.

Diagnósticos
Além do exame físico, podemos utilizar exames como o ecodoppler vascular ou o duplex de scan, sendo um ultrassom dos vasos sanguíneos.

Ah, e recomenda-se que indivíduos com histórico familiar de trombose — principalmente grávidas — realizem o teste de fator de coagulação (um exame de sangue).

Tratamentos
O tratamento da trombose deve ser feito com orientação do clínico geral, angiologista ou cirurgião vascular.

Visando evitar a formação de coágulos, impedir o crescimento dos coágulos já existentes ou impedir que os coágulos existentes se soltem do vaso sanguíneo afetado, e seja levado através da circulação sanguíneo para outras partes do corpo, provocando embolia.

Em alguns casos, é necessário ficar internado para ajuste das doses das medicações e realização de outros exames.

Após o período inicial, é também recomendado ter alguns cuidados, como evitar ficar sentado com as pernas para baixo e usar sempre meias de compressão elástica, como as meias Kendall, já que isso reduz o risco de formação de coágulos.

De forma geral, a trombose tem cura e basta seguir as recomendações médicas e fazer o uso correto da medicação para obtê-la.

Manter sua saúde vascular em dia não é só estética, é saúde. Faça seu check-up vascular anualmente e trate suas varizes.

Para ler mais conteúdos, clique aqui.

Para ver nosso conteúdo no YouTube, clique aqui.

Para acompanhar nossos conteúdos no Instagram, clique aqui.