Varizes na gravidez: é preocupante? qual médico procurar?

As varizes não são exclusivas da gravidez, mas a gravidez pode sinalizar sua chegada — ou piorá-las.

Cerca de 50 a 70% das gestantes desenvolverão varizes durante a gestação, incluindo todas as apresentações clínicas, como vasinhos, microvarizes e varizes.

Isso acontece devido à combinação de diversos fatores, como aumentos hormonais de progesterona, compressão do útero, herança genética, aumento do sangue circulante e outras modificações fisiológicas.

2/3 dessas varizes surgirão já no primeiro trimestre da gravidez, indicando que as medidas de prevenção devem começar já no início da gestação ou, caso já se identifiquem fatores de risco, se iniciem antes da gestação.

Além da aparência, o que pode ser angustiante, as varizes podem ser intensamente dolorosas, acompanhadas de vermelhidão e inchaço.

Como Tratar
Para minimizar as varizes aparecidas durante a gravidez, ou pelo menos mantê-las sob controle, aqui estão algumas dicas possíveis:

• Mantenha seu sangue fluindo. Levante-se sempre que puder e mantenha as pernas elevadas ao sentar. Quando estiver de pé, coloque um pé em um banquinho baixo. Flexione os tornozelos ocasionalmente e quebre o hábito de sentar com as pernas cruzadas.

• Mexa-se. O exercício é fundamental na prevenção de varizes — faça caminhada diariamente, ou outra forma de aumentar a circulação. Pesquisas sugerem que se movimentar na água é especialmente útil.

• Mantenha-se confortável. Use roupas — incluindo roupas íntimas — que se encaixem bem e não prendam a circulação, especialmente ao redor das pernas. Não use cintos ou meias apertadas e fique longe de sapatos apertados e de salto agulha.

• Cuidado com o seu peso. Mantenha o seu ganho de peso durante a gravidez próximo ao recomendado pelo seu médico. O peso extra aumenta as demandas em seu sistema circulatório já sobrecarregado.

• Durma do seu lado esquerdo. Isso ajuda a evitar a pressão nos principais vasos sanguíneos e a manter a fluidez da circulação.

• Não force. Levantar peso pode aumentar a sobrecarga das veias.

Quais são as vantagens da meia compressiva durante a gestação?
O uso da meia compressiva não foi associado à prevenção do aparecimento de varizes durante a gestação, porém em caso sintomáticos, reduz os sintomas que as acompanham e previne complicações, como flebites, trombose e inchaço nas pernas.

Vale ressaltar que, mesmo sem o aparecimento de varizes, 50% das gestantes terão inchaço nas pernas, que pode ser controlado com o auxílio da meia compressiva.

Tenho varizes e desejo engravidar. Devo tratar minhas varizes antes ou depois?
A escolha do momento certo do tratamento das varizes é muito individualizada e deve ser feito em decisão conjunta entre o angiologista e a mulher.

Para auxiliar nessa decisão com as minhas pacientes, considero que durante a gravidez há uma tendência de piora das varizes, dos sintomas e aparecimento de complicações e, dessa forma, a opção do tratamento de casos mais avançados antes da gravidez me parece mais sensata e segura.

Tenho varizes e já estou grávida. Há algum tratamento disponível durante a gestação?
Os tratamentos invasivos para varizes estão contraindicados durante a gravidez, por não haver estudos que comprovem segurança para a mãe e o bebê.

Porém, o uso de alguns medicamentos venotônicos podem auxiliar na redução dos sintomas, devendo ser prescritos por médico, pois são contra-indicados em alguns casos.

Geralmente, em 90 dias pós-parto as varizes acabam diminuindo.

Em casos no qual a gestante possui veias dilatadas nas pernas durante a gravidez, esse problema continuará, mesmo que diminua, sendo necessário procurar um médico.

Após o bebê completar dois meses, se as varizes continuarem, a mulher também deve procurar um médico, pois é um sinal claro de que essas varizes precisam de tratamento.

Existem muitos métodos para tratar as varizes, um deles é o laser, um tratamento bem rápido e simples, realizado em sessões e dispensa repouso.

Outro tratamento é a escleroterapia, que já foi citado em um artigo anterior, um procedimento no qual uma substância é aplicada diretamente na veia varicosa, a secando.

Porém, esse tratamento deve ser feito somente após o final do período de lactação.

Na dúvida, consulte sempre um angiologista.

Quer ler mais sobre varizes? Clique aqui.