Cerca de 40% da população mundial sofre com as varizes. Elas causam muitas dores, desconforto e insatisfação em quem as apresenta.
Além de ser complicação muito séria, é de muito importante que ela seja tratada, pois corre altos riscos de desenvolver doenças mais graves, como trombose.
O tratamento de varizes pode ser feito com diversas técnicas com laserterapia, escleroterapia com espuma ou glicose, ou nos casos mais graves, cirurgia, que devem ser recomendadas pelo angiologista conforme as características das varizes e dos sintomas como dor, inchaço ou o aparecimento de úlceras, por exemplo.
Por isso, a procura pelo angiologista é mais do que necessária. Ele irá analisar o grau das varizes, para iniciar o tratamento. Mas se você ainda não sabe qual deles é indicado para suas varizes, continue a leitura.
Qual o sinal de que é preciso fazer um tratamento para varizes?
O tratamento é necessário sempre que observado algum quadro de varizes, independentemente do grau. Por isso, o acompanhamento com o angiologista é indispensável, já que o diagnóstico da doença depende da consulta médica. Para saber se é necessário buscar um especialista, fique alerta aos sinais que indicam a presença de complicações nas veias, como:
- ardência, dores, câimbras ou dormência nas pernas;
- peso e inchaço nas pernas;
- aparência azulada na coloração da pele ao redor dos tornozelos e pernas;
- coceira em áreas com aparência de veia varicosa e
- calor e comichão nas pernas.
Opções de tratamentos
- Escleroterapia com espuma
A escleroterapia é uma técnica que usa um agente esclerosante em forma de espuma para tratar varizes pequenas ou microvarizes.
É um tratamento eficaz para varizes de pequeno calibre, sendo mais indicado para os vasinhos de até 4 mm de diâmetro ou para as microvarizes
A substância é injetada diretamente nas veias doentes, o que faz com que elas se fechem e desapareçam por completo.
É um tratamento definitivo e pode causar uma certa dor ao inserir a agulha e a espuma, mas trata-se de um desconforto absolutamente intolerável.
Após o procedimento, é recomendado que o paciente use meias de compressão elástica para evitar novas varizes, e que não exponha a região ao sol, pois pode causar manchas.
- Escleroterapia com glicose
É um tipo de tratamento feito pelo angiologista que consiste em aplicar glicose diretamente nas varizes e microvarizes de até 2 mm de diâmetro, até que desapareçam.
A aplicação de glicose é feita com uma solução concentrada de glicose, geralmente 50% ou 75%, sendo facilmente absorvida pelo organismo, diminuindo as chances de complicações ou alergias durante, ou após o tratamento.
- Cirurgia
É o tratamento recomendado para os casos mais graves da doença (varizes com espessura maior que 1 dedo de calibre), onde é necessária a remoção cirúrgica das veias prejudicadas, já que o problema não pode ser tratado com uso dos métodos não invasivos.
A cirurgia também remove varizes pequenas. Infelizmente, essa técnica não é definitiva, com uma taxa de recorrência próxima aos 28%, de acordo com estudos.
Além de aspectos particulares de cada indivíduo — que podem levar ao reaparecimento das veias varicosas, uma forma de evitá-las é manter o cuidado e atenção às recomendações médicas para a recuperação adequada.
- Tratamento natural
A fitoterapia no tratamento das veias varicosas, quando utilizada, é solicitada juntamente de outra técnica.
Ele recorre a produtos naturais que auxiliam na circulação sanguínea, tomo o comprimido de castanha-da-índia, ou de remédios caseiros, como suco de uva e loção de erva-cidreira, que ajudam a diminuir as varizes.
Pode-se comprar a castanha-da-índia em farmácias, farmácias de manipulação e em lojas de produtos naturais, mas só deve ser tomada quando indicada pelo médico.
Como garantir resultados do tratamento:
- Usar meias elásticas de compressão diariamente, pois comprimem os vasos sanguíneos, devendo ser colocadas nas pernas logo ao acordar e retiradas para tomar banho e dormir. As meias elásticas de compressão podem ser encontradas nas farmácias ou em lojas de produtos hospitalares, no entanto, devem ser utilizadas sob orientação médica. Saiba para que serve e quando usar as meias de compressão;
- Colocar um calço no pé da cama, para melhorar a circulação do sangue nas pernas;
- Remédios para varizes, pois diminuem a retenção de líquidos e melhoram o retorno venoso, diminuindo as chances de desenvolver novas varizes. Esses remédios devem ser prescritos e orientados pelo médico.