Varizes e vasinhos: o que é e como prevenir?

Por mais que sempre falamos sobre a origem e o tratamento das varizes e vasinhos, é essencial deixar claro que a prevenção é fundamental.

As varizes, além de causar grande desconforto físico e estético, são veias  dilatadas, tortuosas, que perderam em parte ou totalmente a sua função de conduzir o sangue até o coração.

O problema costuma ser mais comum nas pernas e nos pés, e afeta em maior número as mulheres. No entanto, homens também podem ter varizes.

Quais os fatores de risco para os vasinhos e as varizes?

Varizes e vasinhos são oriundos de um problema de circulação. Então, as varizes surgem quando as veias dos membros inferiores deixam de funcionar corretamente e acumulam sangue, tornando-se dilatadas e tortuosas.

Já os vasinhos são vasos mais superficiais e de fino calibre que, geralmente, apresentam-se abaixo da pele e possuem associação a veias nutrícias.

Pacientes com varizes costumam relatar dores, sintomas de peso, cansaço e inchaço nas pernas (especialmente no período vespertino). É comum ouvirmos as pessoas dizerem que acordam com as ‘pernas boas’, e que os sintomas pioram ao longo do dia.

Em mulheres, os sintomas costumam ser mais intensos durante o período pré-menstrual. Os dias de calor também podem ser desafiadores para quem tem varizes. Muitas vezes, os pacientes relatam que o simples ato de colocar as pernas para cima alivia os desconfortos.

Em casos mais avançados, as varizes podem provocar alterações na cor da pele (especialmente no tornozelo). Coceiras e feridas (úlceras venosas), também podem ser registradas.

Como evitar o aparecimento:

Existem algumas dicas que podem evitar o aparecimento dessa doença segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, são elas:

• Tentar não ganhar peso: a obesidade aumenta significativamente as chances das varizes aparecerem. Por isso, é fundamental procurar auxílio médico para combatê-la;
  • Manter uma dieta rica em fibras para evitar problemas intestinais.
  • Não utilizar roupas apertadas
  • Realizar exercícios físicos: fazer exercícios é essencial para prevenir as varizes. Vale se atentar para a saúde dos músculos das panturrilhas, que ajudam no retorno venoso do sangue ao coração;
  • Não fumar: fumar traz malefícios para os vasos sanguíneos, favorecendo o surgimento de varizes e vasinhos. Assim, cessar o tabagismo não será benéfico somente para a saúde de suas pernas, mas para todo o organismo;
  • Usar meias de compressão: as meias de compressão auxiliam o sangue a retornar ao coração, evitando que fique acumulado nos vasos sanguíneos das pernas;
  • Evitar tomar anticoncepcionais:  alguns anticoncepcionais hormonais podem atuar enfraquecendo os vasos sanguíneos e favorecendo, assim, o surgimento das varizes. Então, existem muitos métodos contraceptivos não hormonais que podem ser estudados.
  • Não permanecer muito tempo em pé ou sentado: ao descansar, colocar as pernas para cima; isso auxilia o retorno de sangue para o coração, aliviando a pressão nos vasos das pernas;

A indicação sobre qual o melhor tratamento para varizes para cada pessoa deve ser feita individualizada e somente pelo cirurgião vascular responsável com o paciente.

Faça o seu tratamento para varizes com a segurança e a experiência do Dr. Guilherme Cunha. Clique aqui para saber mais.