Varizes é hereditário? Como prevenir?

As varizes são veias dilatadas e irregulares que costumam aparecer nos membros inferiores em decorrência do mau funcionamento das válvulas que bombeiam o sangue para o coração. Um dos equívocos mais comuns sobre essa manifestação clínica é pensar que esse é um problema exclusivamente estético, quando, na verdade, estudos indicam que as varizes podem aumentar o risco de trombose e causar problemas de pele.

Podemos afirmar que a genética é o principal fator de risco para o surgimento de varizes e vasinhos, responsável por aumentar em até 90% a probabilidade de pacientes com histórico familiar desenvolverem essa condição.

Em contrapartida, a evolução e a gravidade de cada quadro é individual, pois, há outros fatores que também influenciam.

São vários os fatores que promovem o aparecimento de varizes: história familiar, gravidez, alterações hormonais, excesso de peso, sedentarismo, ortostatismo e posição de sentado prolongado, entre outros.

Sendo uns dos fatores mais preponderantes que outros, a presença de varizes nos familiares de primeiro grau, em especial se atingirem consecutivamente as gerações mais próximas, são um sinal de alerta fundamental no diagnóstico precoce e prevenção da evolução da doença, seja inicial ou para fases bem mais graves como a pigmentação cutânea, ou a úlcera venosa.

Diagnóstico de varizes

O diagnóstico é feito mediante a história clínica do paciente, ou seja, é realizado através da análise das queixas ou relatos do doente e pela observação, em particular, do aspeto dos membros inferiores.

Além disso, o estudo das varizes deve ser realizado através de um exame designado de eco-doppler (ultrassom vascular). Este exame permite caracterizar a estrutura e localizar as veias e, ainda, definir qual a intervenção mais adequada.

Alguns sintomas das varizes:

As varizes podem dar a sensação de perna cansada e pesada, de dores nas pernas, de desconforto e dormência. São também sintomas associados às varizes, o calor, a comichão e o inchaço nas pernas. Estas queixas são mais frequentes no verão, no final do dia e após longas horas na posição de pé.

Efetuar repouso, manter as pernas em posições elevadas e o uso de água fria são considerados bons comportamentos para ajudar a aliviar as queixas associadas às varizes. Veja mais informações sobre como prevenir varizes.

• Pressão e dor nas pernas
  • Pés e tornozelos inchados
  • Sensação de peso
  • Dormência
  • Aumento da retenção de líquido
  • Veias dilatadas

Em casos mais graves, a pele pode ficar com um aspecto diferente. Escamação, perda de líquido pelos poros e erosão podem ser causadas pelo chamado dermatite de estase, uma inflamação que acontece devido ao acúmulo de sangue. Essa fase torna a pele mais sensível e aberta para infecções e outras doenças.

Como evitar o aparecimento das varizes:

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, existem algumas medidas importantes para prevenir as varizes e os vasinhos, por exemplo:

• Tentar não ganhar peso
  • Manter uma dieta rica em fibras para evitar problemas intestinais
  • Não utilizar roupas apertadas
  • Realizar exercícios físicos
  • Não fumar
  • Usar meias de compressão
  • Evitar tomar anticoncepcionais
  • Não permanecer muito tempo em pé ou sentado

Vale destacar que todas essas medidas de prevenção são importantes, inclusive, em jovens que apresentam histórico familiar de varizes.

Então, caso você tenha parentes próximos com varizes, esteja atenta!

Se necessário, procure um médico vascular logo que notar os primeiros sintomas, antes mesmo do problema maior surgir.