cuidados com a trombose

Cuidados com a trombose

A trombose é caracterizada pela obstrução das veias ou artérias com a formação de coágulos de sangue.

A doença pode se desenvolver nas artérias, trombose arterial, ou acometer as veias, trombose venosa. E, se não for tratado corretamente, esse coágulo pode atingir estruturas importantes como pulmões e coração, tornando-se potencialmente fatal. Segundo a International Society on Thrombosis and Haemostasis (ISTH) em sua última campanha mundial contra a doença, a cada 37 segundos uma pessoa morre de trombose no mundo.

Preparamos 5 curiosidades sobre a trombose, desde a descoberta até o tratamento;

1 – Sintomas; Existem casos onde a trombose pode não apresentar sintomas e outros onde os sintomas são principalmente inchaço e dor sem causa aparente, mas também incluem vermelhidão e rigidez muscular.

2 – Diagnóstico; O diagnóstico de trombose geralmente é feito por exame de ultrassom na área em que o paciente apresenta os sintomas.

3 – Genética; Alguns pacientes podem ter predisposição genética para a trombose: exames de sangue avaliados por médicos experientes levam a uma avaliação mais completa. Hereditariedade é um fator de risco para a condição: pacientes com casos na família precisam ter cuidado redobrado

4 – Tratamento; O tratamento da trombose é feito principalmente com medicamentos anticoagulantes, que impedem a formação de coágulos e a evolução do quadro. Além disso, se não for tratada, pode levar a embolia pulmonar: sem tratamento ou com diagnóstico tardio, o coágulo pode ir para os pulmões, podendo ser fatal

5 – Recomendações; Algumas recomendações podem ser seguidas para evitar a trombose: alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos e evitar o tabagismo Para prevenir, alguns hábitos reduzem o risco de desenvolver esses coágulos.

Entre eles estão manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, além de evitar tomar medicamentos sem orientação médica.

Lembrando que para quem passa muito tempo sentado ou em pé (trabalhando ou durante uma viagem, por exemplo), usar meias de compressão é uma boa ideia.

Gostou do texto? Compartilhe nas suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *